Como evitar fadiga ocular?

Mulher com óculos, representando fadiga ocular

Você já sentiu coceiras e irritação nos olhos e teve a sensação de que estavam secos? Esses podem ser sintomas da fadiga ocular. Segundo pesquisa da The Vision Council, uma fundação americana sem fins lucrativos, essa condição acometeu quase 60% de um grupo de pessoas que passam tempo excessivo em frente a dispositivos eletrônicos, como computadores e celulares. Mas, afinal, o que é a fadiga ocular?

Saiba o que é fadiga ocular, entenda as causas e conheça alguns hábitos que podem ajudar a evitar essa condição tão incômoda.

O que é fadiga ocular?

A fadiga ocular, também conhecida popularmente como vista cansada, ou tecnicamente como Astenopia, constitui um cansaço ocular, que ocorre quando a musculatura ocular sofre uma sobrecarga nas situações em que os olhos focalizam um ponto próximo por um período prolongado.

Além disso, esse tipo de cansaço nos olhos é muito comum quando a pessoa utiliza computadores, celulares ou tablets, pois esses aparelhos emitem luz azul.

Assim, para que os olhos mantenham determinada imagem bem-focalizada, fazem constantes ajustes imperceptíveis, mas que exigem grande esforço da musculatura presente no globo ocular.

Causas da fadiga ocular

Basicamente, a causa desse problema pode decorrer de alguma doença nos olhos, bem como do excesso de fadiga. Confira, a seguir.

Doenças nos olhos

Alguns erros refrativos podem causar um esforço mais significativo da musculatura do globo ocular. Com isso, a fadiga ocular se manifesta.

Dentre os erros refrativos que podem causar essa condição, estão:

  • Astigmatismo;
  • Miopia;
  • Hipermetropia.

Fadiga excessiva do sistema ocular

Mesmo quem não tem algum erro refrativo pode desenvolver a vista cansada, em razão da fadiga excessiva do sistema ocular. Essa fadiga decorre de qualquer tipo de atividade que tenha alto grau de exigência da atividade ocular.

Além disso, as condições de luminosidade ambiente também podem contribuir para o surgimento da fadiga ocular, seja pela presença de muita ou pouca luz.

Hábitos que podem ajudar a evitar a fadiga ocular

A primeira atitude a tomar é buscar acompanhamento profissional de um oftalmologista, pois esse profissional fará exames e uma avaliação completa para verificar se realmente o caso é de fadiga ocular.

Porém, alguns hábitos podem ser seguidos, para ajudar a evitar que a fadiga ocorra, e também podem ser recomendados pelo oftalmologista para auxiliar no tratamento.

Alguns dos principais hábitos, são:

  • Realizar pausas regulares durante atividades de trabalho, lazer ou estudo, para evitar a ocorrência de esforço prolongado;
  • Regular o nível do brilho dos aparelhos eletrônicos;
  • Não utilizar, em excesso, aparelhos eletrônicos;
  • Manter a tela do tablet, ou do computador, alguns centímetros abaixo da linha da visão, bem como entre 50 e 70 centímetros de distância.
  • Ter boas noites de sono, pois é durante o sono que os olhos são nutridos, para ficarem saudáveis;
  • Limpar as telas de dispositivos eletrônicos com frequência, para evitar a presença de manchas que podem dificultar a focalização das imagens.

A fadiga ocular é uma condição que pode surgir tanto por hábitos quanto por doenças oculares e, em todos os casos, requer acompanhamento médico, até para verificar a necessidade de utilização de óculos.

Conheça diversos modelos de óculos de grau femininos e masculinos que a Ótica Gassi disponibiliza e cuide da saúde dos seus olhos!

Produtos relacionados:

 Óculos de grau Gassi Greta Bordo

Óculos de grau Gassi Greta Bordo


Comprar
Óculos de grau Gassi Jota Tartaruga

Óculos de grau Gassi Jota Tartaruga


Comprar
Óculos de grau Gassi Anny Preto

Óculos de grau Gassi Anny Preto


Comprar

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.