Problemas de visão mais comuns

Homem sorrindo, resolvendo seus problemas de visão com um óculos especializado

Metade da população brasileira tem alguma dificuldade para enxergar. Isso é o que aponta uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha em outubro de 2021, que contou com 2.088 participantes de 16 anos ou mais provenientes de todas as regiões do país. Outro dado que chama a atenção é que 58% dos entrevistados não tinham o hábito de consultar o oftalmologista anualmente.

Segundo o estudo As Condições da Saúde Ocular no Brasil 2019, publicado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), 74,8% das pessoas diagnosticadas com cegueira poderiam estar enxergando se tivessem recebido tratamento adequado a tempo.

Tais dados demonstram a importância de consultar regularmente o oftalmologista para ser possível prevenir ou identificar problemas de visão ainda em estágio inicial e de fácil tratamento.

Para auxiliá-lo, preparamos este artigo explicando como os problemas de visão surgem, quais são os mais comuns e como tratá-los. Veja a seguir!

Como os problemas de visão surgem?

As doenças oculares podem surgir por diferentes motivos, como:

  • Genética;
  • Determinadas doenças (ex: diabetes, tumores);
  • Uso excessivo de telas de dispositivos eletrônicos (celular, tablet, computador, TV);
  • Medicações específicas (analgésico, anticoncepcional, antialérgicos);
  • Sistema imunológico;
  • Traumas ou lesões que atinjam a visão;
  • Alterações hormonais;
  • Envelhecimento.

Problemas de visão mais comuns

Conheça os principais problemas de visão que podem levar à cegueira se não tratados:

Miopia

A miopia é diagnosticada quando o formato do olho é mais alongado no sentido horizontal, fazendo com que a imagem captada se forme antes da retina, que é o lugar onde ela deveria se formar. Por isso as pessoas com miopia não enxergam bem de longe.

O tratamento consiste em uso de óculos de grau ou lentes de contato. Em casos mais severos, pode ser indicada a realização de cirurgia a laser.

Hipermetropia

Diferentemente da miopia, a hipermetropia ocorre quando o formato do olho é mais curto, o que faz com que a imagem captada se forme depois da retina, consequentemente, a pessoa apresenta dificuldade para enxergar de perto.

Assim como a miopia, o tratamento baseia-se no uso de óculos de grau ou lentes de contato. Em casos mais graves, pode ser recomendada a cirurgia.

Astigmatismo

O astigmatismo se caracteriza pela presença de irregularidades na superfície da córnea, impedindo que a imagem se forme corretamente. Nesse caso, a pessoa não enxerga bem de longe nem de perto. Convém mencionar, ainda, que o astigmatismo pode estar associado tanto à miopia quanto à hipermetropia, dificultando ainda mais a visão do indivíduo.

O tratamento indicado para essa condição é o mesmo recomendado para os casos anteriores: uso de óculos de grau ou lentes de contato e possível indicação de cirurgia em casos severos.

Catarata

A catarata se manifesta quando o cristalino do olho começa a ficar opaco, impedindo que os raios de luz cheguem à retina. Isso resulta na formação de imagens borradas e sem nitidez. O tratamento recomendado é a cirurgia.

Estrabismo

O estrabismo ocorre quando os olhos do indivíduo permanecem desalinhados, ou seja, cada olho aponta para uma direção diferente. Essa condição pode ser constante ou se manifestar apenas em determinados momentos.

O tratamento consiste no uso de óculos ou lentes de contato, cirurgia e até mesmo aplicação de toxina botulínica – popularmente conhecida como Botox –, a qual é capaz de relaxar a musculatura ocular e promover o alinhamento dos olhos.

Glaucoma

Caracteriza-se pelo aumento da pressão interna do olho, causada pela obstrução da estrutura responsável pela drenagem do fluido intraocular, resultando em danos irreversíveis ao nervo óptico.

Há diferentes tipos de glaucoma, e os tratamentos mais comuns são uso de colírios ou cirurgia para diminuir a pressão ocular.

Presbiopia

Popularmente conhecida como vista cansada, a presbiopia é uma doença ocular causada pela perda da flexibilidade do cristalino, o que é normal que ocorra a partir dos 40 anos. Recomenda-se o uso dos famosos óculos de leitura esse problema de visão comum.

Conheça o portfólio de produtos das Óticas Gassi

Nas Óticas Gassi, você encontra diversos modelos de lentes de contato, óculos de sol e óculos de grau masculinos e femininos. Venha nos visitar e desfrutar de um amplo espaço com máquinas de cappuccino, área kids e cadeira de massagem, além de um time de especialistas em optometria para auxiliá-lo a encontrar o melhor modelo para seu problema de visão!

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.