Óculos para perto: entenda tudo sobre eles

Pessoa segurando óculos para perto, próximo a um livro, para ler melhor.

Você já ouviu falar no famoso óculos para perto? Se, quando estão perto de você, está notando os objetos desfocados, então talvez precise desse tipo de óculos. Mas como saber ao certo? Somente consultando o oftalmologista.

Separamos aqui algumas informações importantes sobre esse tipo de óculos. Entenda melhor para que serve, quando é necessário e como escolher o modelo ideal.

Óculos para perto: o que são?

Os óculos para perto são necessários para quem tem presbiopia, popularmente conhecida como vista cansada, uma condição decorrente da ação natural do envelhecimento natural dos olhos, prejudicando a capacidade de visualizar, com nitidez, objetos e pessoas próximos.

Conforme os olhos envelhecem, o cristalino presente fica menos flexível, até um estágio em que não consegue mais se ajustar para focalizar o que é visto de perto.

Essa condição é normalmente diagnosticada depois dos 40 anos e progride até os 65 anos se um óculos para perto não for usado como tratamento.

Quem deve usar?

Para diagnóstico da presbiopia, é preciso procurar um médico oftalmologista, que realizará os exames.

Se a condição for confirmada, o profissional fornecerá uma receita ao paciente, para providenciar os óculos para perto.

Alguns dos indícios de presbiopia são:

  • Manter livros ou materiais de leitura, com mais frequência, a uma distância maior para que as letras fiquem mais claras;
  • Visão turva ao realizar uma leitura;
  • Dor de cabeça ou tensão nos olhos depois de ler ou de desenvolver algum trabalho que exija a visão de perto.

Como escolher o óculos ideal?

Existem diversas lentes adaptadas para óculos para perto, em caso de presbiopia.

As principais são:

  • Bifocais;
  • Prontas;
  • Multifocais ou progressivas.

Essas lentes são confeccionadas com tecnologia específica e abrangem determinado campo de visão. Sendo assim, é preciso orientação do oftalmologista, que saberá indicar a melhor.

Óculos para perto, para leitura e para descanso: diferenças

Quando o assunto é óculos para perto, é comum certa confusão com aqueles utilizados para descanso e para leitura.

Tanto os óculos para perto quanto para leitura costumam ser indicados para a correção da presbiopia. Porém, não são a mesma coisa. O primeiro, além de auxiliar na vista cansada, também é usado para quem precisa aumentar o grau, ou seja, é mais completo e multifuncional.

Já o modelo para leitura não é indicado apenas para leituras de curta distância, entre 30 cm e 40 cm e não possui grau que abranja outros campos de visão, como o para perto.

Além disso, o óculos para descanso é destinado a oferecer conforto ocular ao usuário e, muitas vezes, nem requer grau.

Portanto, se você está sentindo algum dos sintomas mencionados ou qualquer outro desconforto nos olhos, consulte um médico oftalmologista para verificar a necessidade de óculos para perto ou qualquer outro mais adequado.

Encontre seu modelo de óculos de grau nas Óticas Gassi! Navegue pelo site, conheça todos os disponíveis e escolha o ideal para você!

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.